sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dia do Catequista

    Catequista, palavra que procede de catecismo, é o agente chamado por Deus para auxiliar nossos Pastores, os Sacerdotes, na formação espiritual, transmitindo a verdade e os fundamentos da fé ao povo que precisa buscar a Deus, também, tem o seu dia lembrado dentro do mês vocacional, agosto.
    O exemplo de Jesus na promoção da salvação, se mantém, e sempre haverá de se manter, vivo até a sua volta, logo, sua Palavra precisa ser perseverada em anúncio e, sobretudo, em vida. Para que assim seja, os doze apóstolos escolhidos por Jesus (Lc 6,12-16), os quais eram preparados para lhe auxiliar no projeto de evangelização e, uma vez instruídos, eram enviados a todas as criaturas, esses apóstolos, sempre persistirão, também, nas pessoas de nossos irmãos Catequistas. São eles que assumem aquele espaço, outrora ocupado pelos primeiros discípulos para ouvirem as pregações e instruções de Jesus, hoje, representado na pessoa do Sacerdote que, também, a exemplo de Jesus, orienta a esses Catequistas que tende a se dobra na conciliação de sua vida social e profissional para encontrar o tempo a destinar ao serviço de auxilio na preparação das ovelhinhas de Jesus para os Sacramentos da Fé como, Batismo, Primeira Comunhão, Crisma, Matrimônio e etc.
    Nos catequistas, enxergamos o maior exemplo da sabedoria popular que diz: "Deus não escolhe os capacitados más capacita os escolhidos". Essa capacidade está a disposição de todos os que se deixa conduzir pelo Espírito Santo, que é quem faz a Obra e faz com que, todos os que querem, possam ver, não com olhos más, sim, com o coração, as Palavras, como as de Pedro: "A quem iremos, Senhor? Tu tens Palavras de vida eterna" (Jo 6,68). Quem, assim, desfruta da visão dessa graça, não pode ser egoísta más um partilhador. Partilhador dessa vida eterna e que Deus credita a todos os seus más, sobretudo, a você, meu irmão, a você minha irmã, Catequista.
    Parabéns, Catequistas, por serem essa tocha a qual o Espírito Santo precisa para fazer brilhar o seu fogo abrasador. Deus vos abençoe!



     

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial